A Instalação das placas do forro podem ser feitas na laje ou no telhado.
A instalação de um forro de placas de gesso começa com a inserção de pinos de aço no teto com um revólver especial ou um arame de aço/cobre fixada por um furo feito nos tijolos da laje, colocados a cada 60 cm no máximo (tamanho normal da placa), é preso na placa em um furo feito na placa de gesso, torcendo-o bem para amarrar a peça.
No telhado o processo é bem parecido, a diferença é que as linhas de sustentação das placas, serão ligadas ás madeiras no telhado.
Uma massa feita de pó de gesso, água e estopa é colocada junto à parede para reforçar a fixação.
Marcação são feita nas paredes onde serão colocados os pregos que sustentam as linhas de arame.
Estas linhas por sua vez dão a altura exata que a placa deverá ser colocadas.
As placas, com encaixes macho-e-fêmea nas laterais, recebem a mesma massa para acabamento nos rejuntes, após a retirada dos restos de fios com alicate.
Na instalação do forro suspenso deverão ser observados todos os detalhes previstos no projeto, locando-se previamente os pontos de fixação dos pendurais, as posições de luminárias, as eventuais juntas de movimentação etc.
Os serviços só deverão ser iniciados depois de concluídos e testados eventuais sistemas de impermeabilização, as instalações elétricas, hidráulicas, de ar-condicionado etc.
Deverão também estar concluídos os revestimentos de paredes (curados e secos), as caixilharias (inclusive com a instalação dos vidros) e quaisquer outros elementos que possam ter interferência com o forro de gesso.